Fluxos em Preto&Branco #21


                                                                                                    foto Inês Corrêa        


Programa Fluxos em Preto&Branco #21






Se quiser visualizar ou baixar o programa , é só clicar aqui https://bityli.com/FYGC9


O projeto

Ao longo do processo de criação e durante o período de estreia e temporada, entre Janeiro e abril de 2021, compartilhamos no Instagram @leticiasekito  e no Facebook https://www.facebook.com/companhia.flutuante/  vários momentos que registram e funcionam como um diário de bordo virtual da realização de Fluxos em Preto&Branco #21, com 6 apresentações  gratuitas online pela plataforma zoom. 

Nesta postagem do blog vamos centralizar os conteúdos que estão disponibilizados nas redes virtuais com fotos, vídeos e links para quem quiser conhecer um pouco sobre o "back stage" do processo e do projeto como um todo.

Sinto que tivemos a oportunidade de aprender muita coisa sobre a especificidade de fazer uma criação em dança para ser apresentada online, pudemos realizar encontros sensíveis e potentes não somente no momento das apresentações em si, mas também nas 6 conversas realizadas após as apresentações podendo receber do público muito afeto em forma de reflexões críticas, comentários, perguntas e até desejos e ideias para a continuidade e expansão do projeto em um futuro próximo. 

Procuramos sempre  respeitar  as normas recomendadas para a prevenção do Covid-19 realizando reuniões e ensaios online, distanciamento social nas visitas de locação, nos ensaios e na filmagem da criação.

Agradeço muito a todes os envolvidos nessa aventura artística que foi possível pelo envolvimento, sensibilidade e profissionalismo da equipe, assim como o apoio do Proac Expresso Lab37, Lei Aldir Blanc.

Fica aqui o link do teaser da apresentação criado pelo diretor, montador e parceiro criativo Felipe Lwe:



                                                                                                        foto leticia sekito                                                                                                                                


Flyer oficial do ensaio aberto realizado no Instagram




Flyer das apresentações + conversas



O projeto Fluxos em Preto&Branco é composto de uma série de trabalhos coreográficos experimentais, com foco na potência da relação entre o gesto e o acaso e no atravessamento das linguagens da dança e do desenho. Desde 2012, Letícia Sekito|Companhia Flutuante convida artistas com experiência em improvisação, para trabalhar em colaboração na criação desses experimentos.

 

Fluxos em Preto&Branco #21 é uma nova criação do projeto, que utiliza a linguagem audiovisual. A câmera à espreita, penetra nas telas, faz outras telas, e revela um jogo de intimidades entre as materialidades e o corpo humano tal como um desenho cinético. Ao mesmo tempo, sintetiza elementos e relações estéticas emergentes das vivências realizadas ao longo dos últimos 9 anos. 

 

Traço. Mancha. Sombra. Desejo. Movimento. Água. Reflexo. Corpo. Hálito. Suor. A proximidade da matéria revela uma relação erótica do corpo com o espaço, que se manifesta no movimento e nas imagens feitas de escolhas efêmeras. 


Criado especialmente para ser apresentado em contexto online e de isolamento social, Fluxos em Preto&Branco #21  inaugura a parceria entre a artista do corpo Leticia Sekito e o cineasta Felipe Lwe. Fortalece também as colaborações artísticas de longa data da equipe de criação: Inês Corrêa, Joana Porto, Ligia Chaim, Paula Viana, Sandra-X e Suiá Burger Ferlauto. Produção e gestão de José Renato Fonseca e Beto de Faria, da Cais Produção Cultural. 


Com duração aproximada de 45 minutos e censura livre, a nova produção Fluxos em Preto&Branco#21 obteve apoio  do Edital Proac Expresso LEI ALDIR BLANC Nº 37/2020 - “PRODUÇÃO E TEMPORADA DE ESPETÁCULO DE DANÇA COM APRESENTAÇÃO ONLINE”, para sua produção, estreia e curta temporada gratuita de 6 apresentações seguidas de conversa, via plataforma zoom.


Ficha Artística

Pesquisa, dramaturgia  e direção: Leticia Sekito e Felipe Lwe

Coreografia e dança: Leticia Sekito

Câmera e montagem: Felipe Lwe

Luz: Ligia Chaim

Trilha Sonora: Sandra-X

Finalização de áudio: Craca

Figurino: Joana Porto

Fotos: Inês Corrêa

Olhar externo: Suiá Burger Ferlauto

Designer gráfica: Paula Viana e Lu Sion

Assessoria Mídias Digitais: Nossa Senhora da Pauta/ Frederico de Paula

Produção e gestão: José Renato Fonseca e Beto de Faria – Cais Produção Cultural

Apoio Cultural: Casa das Caldeiras, Espaço Extranho, Lado B Filmes

Concepção original do Projeto Fluxos em Preto&Branco (2012): Leticia Sekito e Suiá Burger Ferlauto

Agradecimento especial ao parceiros do Projeto Fluxos em Preto&Branco: Alex Ratton, Cecília Noriko Saito, Felipe Julián, Felipe Mérker, Ivan Marcos Okuyama, Manuel Pessoa Lima, Maíra Silvestre, Mônica Sidler, Plinio Higuti, Priscila Jorge, Ramiro Murillo, Roberto Freitas e Vanessa Lopes.

Agradecimentos: Ana Amélia Genioli/Ateliê da Mateus, Cadu Ribeiro, Centro de Estudos Orientais PUC/SP, Christine Greiner, Cristina Salmistraro, Dan Sekito de Freitas Higuti, Emilie Sugai, equipe Casa das Caldeiras (Kátia, Paulo e Ronaldo), Família Sekito de Freitas, Karina Almeida, Karina Saccomano, Luciana e Carlos Zambelli, Maria Teresa de Freitas Fernandes e Aparecido Carlos Coripio, Mariana Lobo e família, Mariana Pimentel, Oscar Malta, Reiko Funabe Higuti,  Projeto Maria Bonita, Raquel Pallares, Tatiana Devos Gentille e Thereza Rocha. 

 

Datas:

Ensaio aberto, 19 de abril, 16h30, via Instagram @leticiasekito

Estreia, 25 de abril, domingo, às 17h

Dias 26 a 30 de abril, segunda a sexta, às 20h

A Transmissão  das 6 apresentações e conversas acontecerão via plataforma zoom.

A retirada de ingresso gratuito será feita pela plataforma Sympla no perfil da Cais Produções https://www.sympla.com.br/produtor/caisproducao


Sobre os diretores

Leticia Sekito (1975 - SP)

Artista de dança e performance, criadora da Companhia Flutuante, está interessada na potência do encontro entre pessoas e lugares e em movimento. Formada pelo C.E.M. Centro em Movimento, Lisboa/Portugal. Trabalhou no Estúdio Nova Dança e foi co-criadora e intérprete da Cia 2 Nova Dança, em São Paulo. Ganhou a bolsa Rede Stagium 98, Rumos Dança Itaú Cultural, Prêmio Funarte Klauss Vianna e Artes Integradas, apoio cultural da Fundação Japão e fomento à Dança em 2011 e 2012. Destaca a trilogia de solos: Disseram que eu era japonesa (2004), E Eu Disse: (2007) e O Japão está aqui? (2008), os trabalhos “Flutuante” (2011) e “Fluxos em Preto&Branco” (2012-2018), o projeto “Leões” (2016/19), com Peter Michael Dietz, o projeto de pesquisa artística em dança “Para se ver o que é possível” (2016-2019).  Tem parcerias com a iluminadora Ligia Chaim, a artista Suiá Burger Ferlauto, os músicos Sandra Ximenez, Jorge Peña, Manuel Pessoa Lima e Ramiro Murillo, a cantora Inés Terra, os fotógrafos Inês Corrêa e Gil Grossi, o Núcleo Dança Aberta, entre outras. Atualmente desenvolve o projeto “Para se ver o que é possível”, “Fluxos em Preto&Branco #21” e as “Práticas por uma Dança Suculenta”. Leticia é professora de dança, diretora de movimento, Educadora do Movimento Somático pelo BMC®, professora de DanceAbility®, Aikidoista e terapeuta corporal. Faz parte do Centro de Estudos Orientais, coordenado por Christine Greiner PUC/SP, do Movimento a Dança se Move, do Espaço Extranho, do Estúdio Simpatia257 e do Deha Terapias Integradas. É mãe de um menino de 7 anos.


Felipe Lwe

Felipe Lwe se formou em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos em 2011. Em 2010, complementando sua formação participou do curso intensivo de cinema da AIC – Academia Internacional de Cinema. Como trabalho de conclusão de curso filma“Seu Arlindo vai à Loucura”, curta-metragem onde foi responsável pela pesquisa e assistência de direção, selecionado pelo Kinoforum – Festival Internacional de Curtas, e ganhador do prêmio Melhor Curta no 3° FestCine Maracanaú. Em 2013, faz o roteiro e a montagem do curta “Louça Suja se Lava em Casa”, exibido na Mostra Sesc de Cinema de 2017 e ganhador do prêmio de melhor curta de ficção com audiodescrição no Festival Ver Ouvindo de 2019. A partir de 2013 inicia um trabalho de experimento com linguagem audiovisual e dança com o projeto “Tons Terrosos”. Passa a registrar cias de dança, como seu trabalho em audiovisual para a Cia Danças Claudia de Souza em 2015 e 2016. Em 2018 faz o ensaio fotográfico da Cia Noz de Teatro, Dança e Animação que será impresso como material de divulgação dos espetáculos “Oras Bolas” e “100 + nem menos”. Em 2019 inicia uma parceria com a Cia Farnel de Artes, acompanhando o

trabalho da trupe de teatro em aldeias índigenas e fazendo todo o registro audiovisual da criação do espetáculo “Animais do Encantado”. Desde 2018 estabelece parceria  com o núcleo Leticia Sekito|Companhia Flutuante em ações de formação em dança e na pesquisa de linguagem de vídeo para dança.

Desde 2015, mantém um estúdio de foto e vídeo chamado “Extranho” na cidade de São Paulo.  Instagram @felipelwe



Diário de bordo


Entre Janeiro e Abril de 2021, abrimos oficialmente os trabalhos para a realização do projeto pelo Proac Lab37 e começamos a utilizar o Instagram e o Facebook como lugares de compartilhamento do diário de bordo. Desde etapas da pré-produção até a realização da estreia com momentos das visitas de locação, imagens e situações que se conectaram a criação direta ou indiretamente, além de postagens vinculadas a difusão das ações do projeto.

Para ter acesso as postagens na íntegra, acesse: https://www.instagram.com/leticiasekito/
 

Primeira chegada da água, Atibaia, SP, 12 de janeiro, casa da minha avó, após a cerimônia de seu enterro.





Casa das Caldeiras


Água e luz que desenham



Início da residência











Equipe do projeto

Sandra-X, Ligia Chaim e Felipe Lwe

Inês Corrêa e Suiá Burger Ferlauto

Frederico de Paula, José Renato Fonseca, Joana Porto

Beto de Faria     Paula Viana    


Convidados das conversas

Karina Almeida,  Karina Saccomano, Roberto Freitas

Oscar Malta, Mariana Pimentel, Tatiana Devos Gentille


Fotos, vídeos e teasers











Para ver os Destaques no Stories do Instagram sobre o projeto, acesse https://www.instagram.com/stories/highlights/17912341210689817/




Também publicamos no Facebook  https://www.facebook.com/companhia.flutuante












Em uma outra postagem vamos compartilhar a Ocupação em Movimento realizada na Casa das Caldeiras sobre o processo de criação e a parceria que estabelecemos com este espaço cultural tão significativo para a cidade de São Paulo.

Também vamos organizar e compartilhar o retorno que obtivemos do público com comentários, reflexões críticas, afetivas e poéticas enviados por mensagens de email, mensagens nas redes sociais e pelo Whatsapp em formato de texto escrito, de poesia, áudios e imagens visuais em vídeo e fotos.

Sem contar que também vamos organizar um material que registram encontros, parcerias e situações que acabaram por não terem visibilidade nos compartilhamentos nas redes sociais ou também na própria criação, mas que integraram e contribuíram para a realização da criação Fluxos em Preto&Branco #21.

Gratidão por tudo e por todes!
Seguimos nos fluxos!














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TREMORES LETICIA SEKITO|COMPANHIA FLUTUANTE

Dança 1 para Postal