Divulgação estréia "Flutuante"


Companhia Flutuante estreia o espetáculo de dança
FLUTUANTE
Depois de uma trajetória de solos, a diretora Letícia Sekito
assina coreografia para um trio. 
O espetáculo é inspirado nas gravuras japonesas antigas Ukyio-ê
 e discute a relação entre sensualidade e erotismo no corpo.


Estreia dia 5 de julho - 3 apresentações no Tuca
Dias 14, 15, 16 e 17  de julho na Galeria Olido
Espetáculos Gratuitos

Flutuante é o novo projeto da companhia de dança homônima. Letícia Sekito divide a cena com Priscila Jorge e Alex Ratton. A estreia acontece no dia 5 de julho, na  Sala de ensaio do TUCA.

O espetáculo aborda a relação entre sensualidade e erotismo no corpo e procura aproximar a experiência do erotismo e do prazer através da sensação de que podemos flutuar e usufruir de pequenos-grandes prazeres no nosso dia a dia.

A nova produção se inspira nas gravuras antigas japonesas, chamadas “Ukiyo-ê”, que retratam o universo idílico e fantasioso do “Mundo Flutuante”, do período histórico Edo (1603-1868) e usa como referência filmes que se conectam com o tema, como “Utamaru e suas 5 mulheres”, “Duplo suicídio em Amijima”, “O livro de cabeceira”, “Amor à flor da pele”,  “Exótica”, entre outros.

A peça coreográfica é por quadros-cenas, que sugerem situações de relações íntimas de forma sutil e delicada, ampliando a noção do que pode ser sensual e/ou erótico no momento de encontro entre corpos, pessoas e paisagens.

Flutuante  foi  contemplado  pelo 9º Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.  A montagem do espetáculo tem caráter intimista e é direcionada para platéias com um número pequeno de pessoas, seguindo a proposta estética que vem sendo trabalhada pela Companhia Flutuante.

SERVIÇO

Flutuante
Temporada no TUCA
Estreia dia 5 de julho
Data: de 05 a 07 de julho
Horário: 20 horas
Local: Sala de ensaio do TUCA (3° andar) - Rua: Monte Alegre, 1024,  Perdizes
Capacidade: 30 lugares
Classificação etária: 15 anos
Duração: 60 minutos
Espetáculo gratuito
Bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo
Não será permitida a entrada do público após o início do espetáculo.

Após a estreia, no dia 05 de julho,  haverá  bate-papo com Marcela Canizo e lançamento do Making of de Cynthia Domenico.

Temporada na Galeria Olido
Data: de 14 a 17/07
Horário: de quinta a sábado 20h, domingo 19h
Local: Sala Paissandu - Avenida São João, 473, Centro
Capacidade: 30 lugares
Classificação etária: 15 anos
Duração: 60 minutos
Espetáculo gratuito
Bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo
Não será permitida a entrada do público após o início do espetáculo.

Classificação etária: 15 anos
Duração: 60 minutos

“Projeto contemplado pelo 9º Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança”

  



FICHA TÉCNICA

Projeto da Companhia Flutuante
Concepção e direção: Leticia Sekito
Performance: Alex Ratton, Leticia Sekito, Priscila Jorge
Figurino: Fernanda Yamamoto
Iluminação: Ligia Chaim
Trilha sonora ao vivo: Sandra Ximenez em colaboração com Felipe Jullian
Cenografia: Suiá Burger Ferlauto
Cenotécnico: Urso Costa
Orientação teórica e consultoria cinematográfica: Marcela Canizo
Preparação Corporal: Alex Ratton,  Ivan Marcos Okuyama Sensei, Leticia Sekito
Produção: Independente Produção e Arte / Vanessa Lopes
Assistente de produção: Maíra Silvestre
Fotos: Inês Corrêa
Making of:Cynthia Domenico/soma realizações
Identidade visual e design gráfico: Paula Viana
Apoio Cultural: Cantina e Pizzaria da Conchetta, Casa de Franciscos, Lado B Digital Filmes,  LCM Bolas, Sala Crisantempo e dôcultural
Agradecimentos: Ana Salles, Artistas da Flow On - mostra virtual de video, Caio Costa, Centro de Estudos Orientais, Jo Takahashi, José João Coelho Barbosa, Nirvana Marinho/Acervo Mariposa, Núcleo de Fomento à Dança, Madalena Hashimoto, Mônica Siedler, Peti  Costa, Roberto Freitas, Rogério Ortiz, Rosa Hércoles e Solução Web.


COMPANHIA FLUTUANTE - www.companhiaflutuante.com

Criada e dirigida pela artista de dança contemporânea Letícia Sekito, de São Paulo – capital, a companhia desenvolve criações coreográficas, performances, vídeos-arte e ateliês de criação e encontros de improvisação/jam sessions.  Há um interesse artístico em desenvolver trabalhos que envolvam a relação entre corpo e cultura, identidade e hibridismo cultural, como acontece na trilogia para solo composta por: "Disseram que eu era japonesa" (CCBB-2004), "E Eu disse:" (Rumos Dança Itaú Cultural 2007) e “O Japão está aqui?” (Exposição Tokyogaqui 2008), na performance “Experimento Portátil – uma ação sob encomenda” (2007/09) e “Instantâneo (2006/10). Recebeu prêmios brasileiros como Bolsa Rede Stagium 97, Proac 2006 e 2009, Rumos Dança Itaú Cultural 2006/07, Funarte Dança 2009 e Fomento  Dança 2010. Companhia convidada da Bienal internacional do Porto Santo de 2011/Portugal. Entre 2004 e 2009, também recebeu apoio cultural da Fundação Japão/São Paulo para dar continuidade ao seu processo artístico.
É flutuante porque:
-       é uma companhia que não possui um corpo de artistas estável, somente Letícia Sekito permanece em todas as suas ações, seja como diretora, coreógrafa e/ou dançarina, e, conforme o perfil do projeto, incorpora diferentes artistas e colaboradores, como o dançarino, ator e diretor Alex Ratton,  a atriz e performer Priscila Jorge, a cantora e compositora Sandra Ximenez, o sonoplasta Jorge Peña, a iluminadora  Ligia Chaim, a artista e produtora Cynthia Domenico, a cenógrafa e bailiarina Suiá Burger Ferlautto, os fotógrafos Gil Grossi e  Inês Correa, a video artista Kika Nicolela, a produtora Vanessa Lopes, a pesquisadora Marcela Canizo e o professor de Aikidô Ivan Marcos Okuyama;
-       é uma companhia independente que fica sujeita as flutuações do mercado econômico-financeiro;
-       é uma companhia que se interessa pelo hibridismo cultural, se inspira em elementos estéticos japoneses e no “Mundo Flutuante”,  onde o corpo, o prazer, a fruição do momento e  a imaginação ocupam um espaço significativo nas suas reflexões e produções artísticas.

 Fotos de Inês Corrêa:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TREMORES LETICIA SEKITO|COMPANHIA FLUTUANTE

Fluxos em Preto&Branco #21

Dança 1 para Postal