Instantâneo no Rio de Janeiro


Performance INSTANTÂNEO

A Companhia Flutuante apresenta performance interativa de dança contemporânea e paisagem sonora, criada exclusivamente para um lugar específico, com composição coreográfica em tempo real, através da linguagem da improvisação. O foco da performance está em concretizar as possibilidades  estéticas do corpo em movimento no espaço/tempo, através de uma dinâmica interativa entre o corpo da artista, a arquitetura do lugar, a palavra escrita e o público presente. A performance propõe uma alteração de percepção do ambiente e das pessoas que nele estão no momento. A dançarina Letícia Sekito e o sonoplasta Jorge Peña, transitam pelos espaços criando momentos de “aparição insólita”, se relacionando com o público de forma intimista/não invasiva. O tempo-espaço se flexibiliza e se altera através de uma ação delicada e sutil, criando uma comunicação simultaneamente privada e pública entre artistas e público.

Concepção: Companhia Flutuante. Dança: Letícia Sekito. Paisagem Sonora: Jorge Peña. Figurino: Cláudia Schapira. Fotos: Gil Grossi e Luciana Bortoletto. Produção: Companhia Flutuante. Apoio cultural: Cantina e Pizzaria da Conchetta, Lado B Digital Filmes. Duração: 50 minutos.

Companhia Flutuante (São Paulo/SP)
Criada e dirigida pela artista de dança contemporânea Letícia Sekito, a companhia desenvolve criações coreográficas, performances, vídeo arte e ateliês de criação em dança contemporânea. Atualmente a companhia conta com a participação de artistas de `areas diversificadas como o sonoplasta uruguaio Jorge Peña, da produtora, dancarina e video artista Cynthia Domenico, da iluminadora Ligia Chaim, da video artista Kika Nicolela, da compositora e cantora Sandra Ximenez, da coreógrafa e dancarina Lu Bortoletto, do fotógrafo Gil Grossi, entre outros colaboradores. Há um interesse artístico  na relação entre corpo e cultura na dança, como na trilogia para solo composta de: Disseram que eu era japonesa (CCBB-2004), E Eu disse: (Rumos Dança Itaú Cultural 2007) e O Japão está aqui?(Exposição Tokyogaqui 2008). A Companhia Flutuante recebeu os prêmios Bolsa Rede Stagium 97, Proac 2006 e 2008, Funarte Dança Klauss Vianna 2009 e apoio cultural da Fundação Japão/São Paulo.
http://companhiaflutuante.blogspot.com

Local:
Mesa Palco Casa França Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, Rio de Janeiro, RJ
Tel. (21) 2516-0385
www.fcfb.rj.gov.br

Dias 18 e 19 de setembro. Sábado e domingo, 15h. Grátis. Livre.

Comentários

  1. Comentário da Enierre Rachel Guimarães Silva BB(Boca Bendita)pelo Facebook:

    "viu hoje, na Casa França -Brasil (Rio Janeiro), com os olhos e coração, e fala: uma beleza a dançarina Letícia Sekito na sua performance "Instantâneo". Acompanhada sonoramente por Jorge Penã.Sensibilidade, conteúdo, criatividade. Amei.Parabéns, Companhia Flutuante,você me fez flutuar."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TREMORES LETICIA SEKITO|COMPANHIA FLUTUANTE

Fluxos em Preto&Branco #21

Dança 1 para Postal