Companhia Flutuante faz mini-residência com grupos de Ipatinga, por Ana Clara Silva, coordenadora de comunicação da Hibridus


Depois de se apresentar na 8ª edição do ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, a Companhia Flutuante (SP) faz parceria com o HIBRIDUSdança e propõe uma mini-residência durante os dias 8, 9 e 10, que resultará em um videodança.

Com direção da artista da dança Letícia Sekito, a Companhia Flutuante tem como principal objetivo realizar uma série de atividades para a difusão, circulação, compartilhamento artístico e de formação de público nas cidades de Manaus (AM), Goiânia (Go), Ipatinga (MG) e São Paulo (SP), projeto contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2009.

O trabalho desenvolvido em Ipatinga nasce por um interesse em comum da Cia Flutuante e do HIBRIDUSdança:  “Como nós da Companhia Flutuante e o Hibridus temos um interesse pela linguagem da vídeodança, resolvemos que nesta mini-residência poderíamos então trabalhar com esta linguagem.” Diz Letícia Sekito. A mini-residência foi estendida, ainda, para dois grupos de Ipatinga: Flux Cia de Dança e Hagios.

O videodança será pautado nas questões que rodeiam a independência, que vai da amplitude da palavra até as restrições de concretizar os significados que damos a ela, seja de forma oral, atos, gestos ou movimentos . “Como de início me chamou a atenção estarmos em Ipatinga, no dia 7 de setembro, feriado nacional que comemora a independência do Brasil, tive a intuição que poderíamos então refletir sobre como hoje em dia nos relacionamos com a ideia de independência, seja na arte, no ambiente sócio-político-cultural e com isso desenvolver um vídeo-dança-documental.” – Explica Letícia Sekito.

O que a data 7 de setembro significa para cada um de nós nos dias de hoje? Como nos relacionamos com o significado da palavra independência? Como podemos relacioná-la ao nosso corpo, ao movimento e à dança? O vídeo-dança-documental terá o seu ponto de partida nas respostas capturadas e que emergem a partir destas perguntas.

A exibição será nesta sexta-feira (10), às 19h, em frente ao restaurante Cozinha Brasil, que fica na Rua Campinas, nº200, Veneza I.
+info: (31) 3821 3513

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TREMORES LETICIA SEKITO|COMPANHIA FLUTUANTE

Fluxos em Preto&Branco #21

Dança 1 para Postal